segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

De onde surgimos ?

                De onde surgiu a espécie dos homo sapiens? Bom, uns acreditam na ciência com a teoria da evolução das espécies e outros preferem crer que somos uma criação Divina, que surgimos do pó e que para o pó voltaremos. No entanto, ambas as respostas não passam de hipóteses, já que nenhuma foi comprovada. 
                Se questionarmos os mistérios do mundo perceberemos que muitas perguntas não estão acompanhadas de respostas, mas que para elas, todos têm uma opinião. Como exemplo, podemos observar a pergunta feita no começo do texto, pois há também pessoas que preferem conciliar as duas hipóteses dizendo que a evolução das espécies é uma coisa Divina, porque apenas o mais estratégico, forte e ágil consegue sobreviver. 
                Agora chegamos ao ponto, pensar na sociedade em que vivemos e compará-la com o nosso “possível” surgimento nos faz perceber que tudo continua igual, apesar da vantagem de sermos racionais ainda agimos como selvagens. 
                Mas como? Observemos em uma indústria, quem é aquele que se destaca? Aquele que lutou e cumpriu o seu dever, então merece ser promovido. Já na sociedade estamos sempre buscando novas conquistas, novos diplomas para que na lei da sobrevivência, possamos nos destacar e conseguir alcançar um padrão de vida pelo menos estável, porém muitas pessoas na busca de melhorias acabam prejudicando aqueles que estão ao seu redor de maneira desonesta, roubando, matando... Fazendo-nos crer que o mundo esta evoluindo, mais muitos para sobreviver ainda utilizam de seus instintos grotescos herdados de animais irracionais, ao invés de usar sua magnífica racionalidade e o incrível é que essas pessoas passam várias horas planejando sua “jogada de mestre”, que por vezes não saem bem sucedidas fazendo com que elas caiam em sua própria armadilha. Assim, acabamos entrando em outra crença, “aqui se faz e aqui se paga”.
                Esplêndida é a natureza humana, somos intrigados por perguntas, as quais respondemos por meio de crenças. Crenças que são construídas de acordo com a cultura e a criação de cada um. 
                Poderíamos ficar horas dissertando sobre os enigmas do mundo, pois um assunto acaba trazendo outro, mas no dia a dia não temos nem tempo de sentar em uma varanda para apreciar o balanço das árvores com o delicioso frescor do vento, já que estamos preocupados em buscar novas conquistas para sobreviver no conforto da tecnologia. Então, acabaremos concluindo que iremos sempre evoluir e mesmo assim conservaremos o que nos foi herdado no decorrer de nossa existência.

Bruna Benetti

Nenhum comentário:

Postar um comentário